Eu sempre soube que o Sibelius é o tipo de programa que surpreende a cada dia que você se dedica a descobrir mais sobre ele.

São atalhos, ferramentas, ideias e menus com funções incríveis mas que passam despercebidas num primeiro instante.

O que me surpreendeu nestes últimos dias foi o aplicativo “NumPad” para iPad, iPhone e iPod que revoluciona a maneira de trabalhar trazendo o Keypad do Sibelius para sua interface. Veja o vídeo, feito por Steve Bird e entenda como pode ser mais prático e agradável trabalhar no Sibelius usando o app numpad no iPad.

Alguns comentários:

– Aqui está o site do fabricante: http://www.edovia.com/numpad

– Para ter este aplicativo, você só precisa de míseros $3,99 na app store. O link éhttp://itunes.apple.com/app/numpad-wireless-numeric-keypad/id297623436?mt=8

– Lembrando que não é apenas para iPad. Funciona com iPhone e iPod touch.

– O aplicativo também conta com o sistema simple entry do Finale.

– É interessante trabalhar com a mão esquerda no keypad para deixar a mão direita livre para o mouse.

– Quem não tiver keypad e quiser tentar essa abordagem, pode comprar um numeric pad USB. É algo super barato e muito útil.

– Acho muito agradável a visualização no iPad, onde você visualiza as figuras e símbolos musicais ao invés de ver os números do numeric pad.

– Alterar entre os diferentes Keypads no Sibelius utilizando as teclas de F8 ao F12 é ótimo, mas no iPad onde você pode simplesmente “virar” as páginas é muito mais produtivo.